Programa

Programa

25 de Abril / 25th April

19:15-20:00 XESCOM – Registration – Reception

 

26 de Abril / 26th April

9:15-9:30

 

Abertura Oficial

Francisco Campos, XESCOM Board – Santiago de Compustela University

Valentín Martínez, XESCOM Board – Corunha University

Paulo Faustino, IMMAA President – Porto University

Manuela Azevedo, CIC.Digital Board – Porto University

9:30-10:30 Sessão plenária:

Challenges for Journalism and Media Companies

– João Palmeiro, Presidente do European Google Fund and President of Portuguese Press Association

Moderador: Iván Puentes

Comentadores: Francisco Campos e Valentín Martínez

Local: Anfiteatro Nobre, FLUP

10:30-10:45 Coffee break
10:45-12:30

 

Sessões paralelas 1

 

12:45-14:30

 

Lunch break
14:45 – 16:30

 

Sessões paralelas 2

ENCERRAMENTO

20:00-21:30 Jantar / Dinner – Seminário Vilar, R. Arcediago Vanzeller 50, 4050-626 Porto

 

 

27 de Abril /27th April

9:30 -11:00

 

Sessões paralelas 3

 

11:00-12:45

 

Sessões paralelas 4
12:45-14:15

 

Lunch break
14:15-15:00 Sessão Plenária:

Televisões e Serviço Público de Media na Europa, América Latina EUA

Mesa Redonda: Iván Puentes, Francisco Campos, Valentín Martínez, João

Palmeiro, Tomás Beijet e John Pavlik

Moderação: José Ruas Araújo, Universidade de Vigo

15:00-16:30

 

Sessões paralelas 5

 

16:30-16:45 ENCERRAMENTO OFICIAL

 

LIST OF PARALLEL SESSIONS

Room SALA 201 SALA 202 SALA 203 SALA DE REUNIÕES I SALA DE REUNIÕES II
Parallel sessions 1

26 DE ABRIL

1.1    Turismo e Cidades Criativas

 

 

 

1.2 Comunicação, Cinema e Teatro

 

 

1.3 Comunicação no Ensino Superior

 

 

1.4 Jornalismo, Tecnologia e Inovação

 

 

1.5 English Sessions I – Media studies, communication and related issues
Parallel sessions 2

26 DE ABRIL

2.1 Responsabilidade Social, Meios e Marcas

 

 

 

2.2 Jornalismo e Comunicação nas Redes Sociais

 

2.3 Jornalismo, Infografia, Igualdade de Género e Ética                              

 

 

 

 

 

2.4 Noticias Falsas, Accountability e Jornalismos Transmedia 2.5 Media e Comunicação Política
Parallel sessions 3

27 DE ABRIL

 

3.1 Comunicação Corporativa e Instituições de Saúde

 

 

 

 

 

3.2 A Comunicação e o Consumidor 3.3 Empreendedorismo, Tendências e Estratégias de Comunicação 3.4 Tópicos Transversais à Comunicação, Media e Desporto

 

3.5 Indústrias Criativas, Clusters e Marketing
Parallel sessions 4

27 DE ABRIL

4.1 Media Audiovisual e Comunicação Digital

 

 

 

 

 

4.2 Participação, Serviço Público de Media e Estudos de Caso

 

 

4.3 Marketing e Comunicação de Marcas

 

4.4 Comunicação Persuasiva, Semântica e Media Training

 

4.5 English Sessions II – Media studies, communication and related issues

 

Parallel sessions 5

27 DE ABRIL

 

5.1 Produção de Notícias e Estudos de Caso

 

 

 

5.2 Comunicação e Discurso Político

 

 

5.3 Modelos de negócio em empresas de comunicação

 

 

5.4 Gestão da Comunicação, Relações Públicas e Debates

 

Parallel Sessions 1

1.1 Turismo e Cidades Criativas
Coordenação: Carlos Toural Bran, Universidade de Santiago de Compostela
26 abril, 10:30-12:30
Sala 201

10:30-10:45 El efecto spillover en los proyectos de ciudades creativas Francisco Campos Freire, Jenny Yaguache Quichimbo, Abel Suing Ruiz

 

Universidad Técnica Particular de Loja & Universidad de Santiago de Compostela

 

10:45-11:00 De ciudad cultural a ciudad creativa: El caso de Málaga Antonio Castro-Higueras, Carmen García-Peña

 

Universidad de Málaga

 

11:00-11:15 Revitalización cultural, redignificación social y artivismo como respuesta al fenómeno de la turistificación actual. El caso del barrio malagueño de Lagunillas Andrea Castro Martinez; Cristina Pérez Ordóñez

Universidad de Málaga

 

11:15-11:30 La vida nocturna vuelve al centro de Guayaquil: el barrio Las Peñas, entre lo tradicional y lo global Santiágo Toral Reyes, Ana Belén Ampuero

Universidad Casa Grande

 

11:30-11:45 O turista como produtor de conteúdo sobre os destinos Laura Gomes da Silva

Universidade da Beira Interior

 

11:45-12:00 El rol de la comunicación en el posicionamiento y visibilidad del turismo rural en Galicia y Comunitario en Ecuador como modelo de desarrollo Clide Rodríguez Vázquez, Eva Sánchez Amgoage, Matías Membiela Pollán

 

Universidad de Coruña

12:00-12:15 Discussion  

 

1.2 Comunicação, Cinema e Teatro
Coordenação: João Palmeiro, Presidente do European Google Fund and President of Portuguese Press Association
26 abril, 10:30-12:10
Sala 202

10:30-10:45 Nuevas fórmulas de comunicación persuasiva: branded content y teatro Pablo Diaz Morilla, Andrea Castro Martinez

Universidad de Málaga

 

10:45-11:00 La neurocinemática como herramienta para la teorización cinematográfica: Análisis del corte. Javier Sanz Aznar

Universitat de Barcelona

 

11:00-11:15 Frequência a cinema independente brasileiro – variáveis positivas Aryana Agustavo da Silva

Escola de Artes, Ciências e Humanidades – Universidade de São Paulo (EACH-USP)

 

11:15-11:30 Bahia e Pernambuco: configurações, recorrências e aproximações cinematográficas

 

Marise Berta de Souza, José Umbelino Brasil

Universidade Federal da Bahia

 

11:30-11:45 Colaboratividade e afetividade na produção de três coletivos cinematográficos baianos José Umbelino Brasil, Marise Berta Souza, Laiz Maria dos Santos de Mesquita Souza, Raquel Carvalho Campos, Bruna Lorrane de Castro Morais

Universidade Federal da Bahia

 

11:45-12:00 Discussion  

 

1.3 A Comunicação no Ensino Superior
Coordenação: Renato Costa Leite, ISEG – Lisbon School of Economics and Management
26 abril, 10:30-12:10
Sala 203

10:30-10:45 A importância da comunicação para a transferência de conhecimento e tecnologia entre a academia e a indústria – o caso EMaDeS Carla Sousa, Anabela Gradim

Universidade da Beira Interior

 

10:45-11:00 Perfis e funções dos profissionais de comunicação em contexto universitário Galvão Meirinhos

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

 

 

11:00-11:15 Nuevos itinerarios formativos basados en el papel preponderante del alumnado y su apreciación del Aprendizaje Basado en Proyectos en la UPV/EHU Koldobika Meso Ayerdi,  Orge Castellano, Jesus Perez Dasilva, Ainara Larrondo Ureta, Terese Mendiguren Galdospin

 

Universidad del País Vasco

 

11:15-11:30 Vidas em rede. A utilização da Internet por estudantes do ensino superior Filipe Montargil, Branco Di Fátima

Escola Superior de Comunicação Social

 

11:30-11:45  Formação universitária em Gestão da Comunicação: a experiência de trabalho com organizações reais na UMinho Teresa Ruão e Sara Balonas

Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade – Universidade do Minho

 

11:45-12:00 Discussion  

 

1.4 Jornalismo, Tecnologia e Inovação
Coordenação: Miguel Túñez López, Universidade de Santiago de Compostela
26 abril, 10:30-12:30
Sala de Reuniões I

10:30-10:45 Jornalismo televisivo 3G/4G: efeitos do direto na produção de conteúdos Carlos Pedro Dias, Bruno Carriço Reis, Paula Lopes, Vitor Tomé

Universidade Autónoma de Lisboa

 

10:45-11:00 Estudo de caso Globo e os canais de Tv dominantes Eva Maués

Aix-Marseille Université

 

11:00-11:15 Algorithmic Democracy. On neuroethification and government augmented Patrici Calvo

Universitat Jaume I

 

 

11:15-11:30 Institucionalidad y gobernanza de las radios comunitarias ecuatorianas Mónica Maldonado Espinosa, Isidro Marín-Gutiérrez, Blanca Lilia Arias Medina, Mónica Hinojosa-Becerra

Universidad Nacional de Loja, Universidad Técnica Particular de Loja

 

11:30-11:45 A dimensão simbólica como perspectiva heurística: possibilidades do uso do
imaginário em investigações sobre o fenômeno infocomunicacional
Eliane Araujo, Carla Gomes Pedrosa, Camila Ferreira

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 

11:45-12:00 Impacto de la tecnología móvil en el sector de la comunicación en la Región de Murcia

 

José Javier Ruiz Cartagena,Dolores Fuensanta Martínez Martínez, Andreu Castellet Homet

 

Universidad de Murcia

 

12:00-12:15 Discussion  

 

1.5 English Sessions I – Media studies, communication and related issues
Coordenação: Ivan Puentes, Universidade da Corunha
26 abril, 10:30-12:30
Sala de Reuniões 2

10:30-10:45 Gay consumers as a nichemarket: Changing representations of male homosexuality in German advertisements from 2000 to the present Sascha Sistenich and Elke Schuch

University of Technology, Arts, Sciences

 

10:45-11:00 Good Servant, Bad Master: Digitally Mediated Communication, Outsourcing of Memory and Importance of Critical Awareness in Preservation of Cultural Identity Borivoje Baltezarević, Olivera Milutinović, Vesna Miletić

Faculty of Management, Sremski Karlovci, Serbia

 

11:00-11:15 As long as the boat goes: sing for metaphor in the years of lead Pier Paolo Bellini

University of Molise, Italy

 

11:15-11:30 Constructing the News of the Arab Spring using Quotations and Citations Sawsan Atallah Bidart

Université Bordeaux Montaigne, MICA

 

11:30-11:45 Linguistic approach on the analysis of political text Tatiana K. Ivanova

University, Kazan,
Russia

 

11:45-12:00 The Corset and the Hijab: a construction of mythologies in Western media discourses Marilia Jardim

University for the Creative Arts

 

12:00-12:15 Discussion  

 

Parallel sessions 2
2.1 Responsabilidade Social, Meios e Marcas
Coordenação: Mónica Valderrama Santomé, Universidade de Vigo
26 abril, 15:00-16:30
Sala 201

15:00-15:15 A Responsabilidade Social das Instituições de Ensino Superior. Das recomendações de atuação ao exercício de autoavaliação: o percurso de construção de indicadores de desempenho Joana Lobo Fernandes,

Susana Fonseca

Instituto Politécnico de Coimbra/Escola Superior de Educação, ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa

 

15:15-15:30 Marca territorial no YouTube: rede social ou repositório de vídeos?

 

José Sixto García, Ana Duarte Melo

Universidade de Santiago de Compostela, Universidade do Minho

 

15:30-15:45 Ethics of Tourism: An ethical infrastructure for responsible tourism communication

 

Domingo García Marzá, José Luis López and Patrici Calvo

Universitat Jaume I (Spain)

 

15:45-16:00 A Escolha da Marca – a Acessibilidade, a Simplicidade e a Rapidez Renato Costa Leite

ISEG – Lisbon School of Economics and Management

 

15:45-16:00 La plasmación de la responsabilidad social de los medios de comunicación en su filosofía organizacional

 

Mercedes Cancelo Sanmartín, Gema Lobillo Mora,

Rebeca Illiana Arévalo Martínez

 

Universidad de Málaga 

16:00-16:15 O Instagram como plataforma de divulgação de marcas independentes de moda Mariana Araújo

Universidade Católica de Pernambuco

16:15-16:30 Discussion  

 

2.2 Jornalismo e Comunicação nas Redes Sociais
Coordenação: Filipe Montargil, Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa
26 abril, 15:00-16:30
Sala 202

15:00-15:15 La construcción mediática de los ‘millennials’ en los perfiles de Twitter de los diarios españoles: los casos de El País, El Mundo, ABC y eldiario.es Álvaro López-Martín, Manuel García-Borrego

Universidad de Málaga

 

15:15-15:30 El uso periodístico de las redes sociales: los futuros profesionales frente a los manuales de los medios Manuel García-Borrego,

Álvaro López-Martín

Universidad de Málaga

 

15:30-15:45 “Comunicación boca-oreja electrónico en la Web 2.0: Una evaluación de la capacidad de prescripción de usuarios con roles de líderes de opinión online” César Sahelices-Pinto, Ana Lanero-Carrizo, José Luis Vázquez-Burguete

Universidad de León
Facultad de CC. Económicas y Empresariales

 

15:45-16:00 Nuevas prácticas periodísticas y tendencias de la cultura digital en Ecuador María Isabel Punin, Ketty Calva, Diana Rivera Rogel

Universidad Técnica Particular de Loja

15:45-16:00 Branding, Influencers Y Millennials En La Comunicación De Moda. Gucci Como Caso De Estudio Paloma Sanz Marcos, Concha Pérez Curiel

Universidad de Sevilla

 

16:15-16:30 Discussion  

 

2.3 Jornalismo, Infografia, Igualdade de Género e Ética
Coordenação: Maria Manuela Pinto, Universidade do Porto
26 abril, 15:00-16:30
Sala 203

15:00-15:15 Será (ainda) o jornalismo um locus ético? Rui Pereira

Universidade Lusófona do Porto

 

15:15-15:30 Publicidade online: Diferenças de

comportamentos nos géneros masculino e feminino

Tatiana Beatriz Carvalho

Serrão, Pedro Manuel do Espírito Santo

Instituto Politécnico de Coimbra, ESTGOH

 

15:30-15:45 Mídia jornalística e accountability: quando quem exige transparência não a pratica Jacques Mick

Universidade Federal de Santa Catarina

 

 

15:45-16:00 A “Ralé” do telejornalismo: tecnologia, produção de imagem e o problema da autoridade jornalística na TV brasileira Aline Grupillo Reis

Universidade da Beira Interior

 

15:45-16:00 Out-of-the-box solutions: A solution or a problem for data journalism? Mathias-Felipe de-Lima-Santos, Clara González-Tosat

University of Navarra, SPAIN

 

16:00-16:15 A estrutura infográfica como modelo de consolidação narrativa no Jornalismo Online Ana Gabriela Nogueira

Universidade Fernando Pessoa

16:15-16:30 Discussion  

 

2.4 Notícias Falsas, Accountability e Jornalismos Transmedia
Coordenação: Carlos Toural Bran, Universidade de Santiago de Compostela
26 abril, 15:00-16:30
Sala de Reuniões I

15:00-15:15 La verificación en la época de las noticias falsas: análisis de las principales herramientas de verificación y contraste de la información en el ecosistema digital Carlos Toural Bran, Moisés Limia Fernández

Universidade de Santiago de Compostela

 

 

15:15-15:30 Polígrafo: A fact-checking platform is born Ana Pinto Martinho, Miguel Crespo

CIES-IUL

 

15:30-15:45 Aproximación al periodismo transmedia: hacia una integración plena en los cibermedios      María Cruz Negreira Rey, Jorge Vázquez Herrero, Alba Silva Rodríguez

Universidade de Santiago de Compostela

 

15:45-16:00 “When news become a forensic issue (revisited): Fake News, Mis- and Disinformation, and other ethical breaches” Rui Sousa Silva

FLUP

 

15:45-16:00 Robot journalism y automated journalism. Noticias fabricadas por ordenador y su impacto en los contenidos informativos

 

Carlos Toural Bran, José Miguel Túñez-López, Patricia Parada Pacheco

Universidade de Santiago de Compostela, Universidad Jorge Tadeo Lozano

 

16:00-16:15 Discussion  

 

15:00-15:15 Formatos en los debates electorales televisados. Perspectiva comparada entre España y Portugal

 

José Ruas Araújo,

Erika Conde-Vázquez Julia Fontenla-Pedreira

 

Universidade de Vigo

 

15:15-15:30 Política de combate: um estudo de análise de correspondências múltiplas na revista O Malho

(1902-1906)

Janine Justen

Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

15:30-15:45 Análisis pragmático y de género de la comunicación política en televisión: el cara a cara entre Arrimadas y Montero Maribel del Pozo, María Dolores Fernandes del Pozo, Inmaculada Anaya Revuelta

Universidad de Vigo, Universidade de Santiago de Compostela

 

15:45-16:00 Las redes sociales de los diputados en las Cortes de Aragón: de la vertebración virtual del territorio al auge de Instagram Cristina Zurutuza Muñoz, Inés García-Herrer

Universidad San Jorge

 

15:45-16:00 Vá pelos seus dedos: estudo de caso da página oficial de Facebook da Junta de freguesia das Avenidas Novas João Carlos Martins

FCSH-Nova

 

 

16:00-16:15 Discussion  

 

Parellel sessions 3
3.1 Comunicação Corporativa e Instituições de Saúde
Coordenação: Ivone Ferreira, Universidade Nova de Lisboa
27 abril, 9:30-11:00
Sala 201

9:30-9:45 Talento y Comunicación Organizacional: Retos y Tendencias Leticia Rodríguez Fernández, Lito García Abad, Pablo Vázquez Sande

Universidad Nebrija, Universidad de Santiago de Compostela, Centro de Estudios Superiores Universitarios de Galicia

 

9:45-10:00 Comunicação e Cidadania Corporativa

 

Tatiana Nunes, Eiró-gomes, M., Raposo, A., Simão, J., Silvestre, C.

ESCS-IPL – Escola Superior de Comunicação Social – Instituto Politécnico de Lisboa

 

10:00-10:15 El uso de Facebook para la fidelización de pacientes actuales y potenciales. El caso del hospital Povisa Alba López Bolás, Mónica Valderrama, Francesca Di Virgilio

Universidade de Santiago de Compostela

 

10:15-10:30 Las guías de acogida en la sanidad pública española como herramienta de comunicación con el usuario hospitalizado Ana María Mañá Álvarez

Universidade de Santiago de Compostela

 

10:30-10:45 Medidas de comunicación requeridas a las empresas españolas que solicitan ayudas de I+D+i de CDTI

 

Maria J. Vilaplana Aparicio,

Marta Martín-Llaguno

Universidad de Alicante

 

10:45-11:00 Discussion  

 

3.2 A Comunicação e o Consumidor
Moderação: Alexandra David, Escola Superior de Comunicação Social – Instituto Politécnico de Lisboa
27 abril, 9:30-11h
Sala 202

9:30-9:45 O consumidor cocriador: interação e participação ativa na era digital Sandra Sofia Nora Gaio, Ramon Silva Leite, Waldiane de Ávila Fialho

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Universidade Fernando Pessoa

 

9:45-10:00 Tendencias en la investigación de la aplicación de algoritmos para influir en el comportamiento del consumidor de contenidos audiovisuales Tara Suárez-Cousillas, Eva Sánchez-Amboage, Valentín-Alejandro Martínez-Fernández

Universidade da Coruña

 

10:00-10:15  Los nuevos públicos de las estrategias de comunicación en redes. Marcas seguidas por los adolescentes en Instagram. Carmen Costa-Sánchez

Universidade da Coruña

 

10:15-10:30 El Branding Cultural en las marcas de gran consumo español: El caso de Campofrío. Paloma Sanz Marcos

Universidad d Sevilla

 

10:30-10:45 O self-digital como uma perspectiva sobra a construção das identidades organizacionais nas mídias sociais: apontamentos teóricos Tatiane Rodrigues Carvalho de Oliveira, Victor Laus-Gomes, Robson Dias, Florence Dravet

Universidade Católica de Brasília

10:45-11:00 Discussion  

 

3.3 Empreendedorismo, Tendências e Estratégias de Comunicação
Coordenação: Valentín Martínez, Universidade da Corunha
27 abril, 9:30-11h
Sala 203

9:30-9:45 Empreendedorismo comunicacional no Brasil: práxis da sobrevivência Marcelo Marques Araújo

Universidade Federal de Uberlândia

 

 

9:45-10:00 Os Dilemas da Comunicação e do Empreendedorismo face ao Regulamento Geral de Proteção de Dados Daniel Francisco

Instituto Politécnico de Bragança

 

10:00-10:15  Aproximación al perfil del nuevo emprendedor de proyectos periodísticos en España

 

Gema Alcolea-Díaz,

Andreu Casero-Ripollés

     

Universidad Rey Juan Carlos           Universitat Jaume I de Castelló

 

10:15-10:30 Patrocinio Deportivo y Mecenazgo: tendencias de inversión en el mercado publicitario español: 1993-2018

 

Eva Sánchez-Amboage, Matías Membiela-Pollán, Óscar Juanatey-Boga, Valentín-Alejandro Martínez-Fernández

Universidad de A Coruña (España)

 

10:30-10:45 La experimentación como eje de la estrategia de comunicación digital   Patricia Coll, Josep Lluís Micó

Universitat Ramon Llull

 

10:45-11:00 Discussion  

 

3.4 Tópicos Transversais à Comunicação, Media e Desporto
Coordenação: Armando Malheiro, Universidade do Porto
27 abril, 9:30-11h
Sala de Reuniões I

9:30-9:45 Twittando Futebol: Benfica, FC Porto e Sporting na Liga NOS Célia Gouveia

ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa

9:45-10:00 Semiotic thinking: a proposal of a creative process as an intersemiotic trajectory Rodrigo Morais, António Filho

Universidade Anhembi Morumbi

 

10:00-10:15 Comunicação e Poder no Futebol: DIRCOM o ponta de lança José de Lemos Quintela

ISCTE-IUL/CIES

 

10:15-10:30  La promoción de la cultura y el deporte a través del vídeo 360º: el caso de las televisiones públicas europeas Sara Perez-Seijo

Universidade de Santiago de Compostela

 

10:30-10:45 “New Media”: Operações de “Psyco-Intoxicação” Global Pedro Miguel Simões

ISMAI – Instituto Universitário da Maia

 

10:45-11:00 Discussion  

 

3.5 Indústrias Criativas, Clusters e Marketing
Coordenação: Paulo Faustino, Universidade do Porto
27 abril, 9:30-11h
Sala de Reuniões II

9:30-9:45 Captação de recursos para o setor das Indústrias criativas. Carolina Ficheira

Comunicação Livre

 

9:45-10:00 Arte aplicada – um produto de luxo gerado pelo marketing Luciana Feingold

Université de Limoges – France

 

 

10:00-10:15 La expresividad de la luz en la ficción televisiva seriada Gaspar Cerdá Juan

Universidad Católica San Antonio de Murcia

 

10:15-10:30 Clusters criativos na Indústria de Jogos Digitais: iniciativas globais de desenvolvimento de ecossistemas Pedro Zambon e Juliano Carvalho

Universidade Estadual Paulista

 

 

10:30-10:45 Influência dos motivos para a participação nos festivais de música na ligação à marca patrocinada Pedro Manuel do Espírito Santo, Sara Santos, Luísa Augusto

Instituto Politécnico de Coimbra, ESTGOH

 

10:45-11:00 Discussion  

 

Parallel sessions 4
4.1 Media Audiovisual e Comunicação Digital
Coordenação: Rui Sousa Silva, Universidade do Porto
27 abril, 11:00-12:30
Sala 201

11:00-11:15 Micronarrativas audiovisuales como documento efímero: ¿quién archiva Internet? Fátima García López,

Sara Martínez Cardama

Universidad Carlos III de Madrid

 

11:15-11:30 La visualización de la información en Le Monde. Uso, tipologías y temáticas a través del estudio del espacio “Les Décodeurs” Ángel Vizoso, Xosé López-García

Universidade de Santiago de Compostela

 

11:30-11:45 Aplicação da ciência econômica para o desenvolvimento da produção audiovisual em nações subdesenvolvidas a partir do caso brasileiro. Fernando Esposito

Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

 

11:45-12:00 Quintuplicando o Alcance Orgânico das Postagens no Facebook: Estratégias da Página Biblioteca UFMG Carla Gomes Pedrosa, Camila Ferreira

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 

12:00-12:15 Framework de gestão de agência de publicidade e propaganda no ambiente digital: um estudo de caso da Fio da Meada Alessandro Mateus Felippe, Lara Timm Cezar

Universidade do Estado de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Maria

 

12:15-12:30 Discussion  

 

4.2 Participação, Serviço Público de Media e Estudos de Caso
Coordenação: Francisco Campos, Universidade de Santiago de Compostela
27 abril, 11h-12:30
Sala 202

11:00-11:15 Nuevos formatos audiovisuales para la Generación Z: el caso “Una Nochevieja inolvidable” en Playz Noelia Francisco-Lens,

Ana Isabel Rodríguez Vázquez

Universidade de Santiago de Compostela

 

11:15-11:30 La participación de la audiencia en los medios de servicio público: una revisión bibliográfica sistematizada Sabela Direito-Rebollal

Universidade de Santiago de Compostela

 

11:30-11:45 La gestión de datos en medios de comunicación: el caso de Unidad Editorial Luis Sangil,

Idoia Portilla

Universidad de Navarra

 

11:45-12:00 Tendencias en la evolución de las pruebas de valor público una década después de su recomendación: ¿progreso o estancamiento? Marta Rodríguez-Castro, Francisco Campos Freire

Universidade de Santiago de Compostela

 

12:00-12:15 Discussion  

 

4.3 Marketing e Comunicação de Marcas
Coordenação: Concha Pérez Curiel, Universidade de Sevilha
27 de abril, 11h-12:30
Sala 203

11:00-11:15 A mudança do paradigma da comunicação das marcas: da publicidade tradicional à

comunicação experiencial (foco nas emoções).

Alexandra David

Escola Superior de Comunicação Social – Instituto Politécnico de Lisboa

 

11:15-11:30 Marcas que comunicam a sua origem. Os laticínios Terra Nostra como Origin bounded brand Ivone Ferreira, Paula Lobo

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – NOVA FCSH

 

11:30-11:45 Propuesta metodológica para el análisis del sector de la comunicación y publicidad en la Región de Murcia

 

Inmaculada J. Martínez Martínez, Paloma del Henar Sánchez Cobarro, María Teresa Pellicer Jordá

Universidad de Murcia

 

11:45-12:00 La gestión de la marca corporativa: una visión interdisciplinar Tatiana Pereira Villazón, Idoia Portilla Manjón, Natalia Rodríguez Salcedo

Universidad de Navarra

 

12:00-12:15 EL VALOR DE LOS MICRO-INFLUENCERS EN ESTRATEGIAS COMERCIALES DE LONG TAIL: EL CASO DE UN TÉ CON MANUELA Lucía Caro Castaño

Universidad de Cádiz

 

12:15-12:30 Discussion  

 

4.4 Comunicação Persuasiva, Semântica e Media Training
Coordenação: Mercedes Caridad
27 de abril 11h-12:30
Sala de Reuniões I

11:00-11:15 O Jornalismo no contexto da Web Semântica

 

Bruno César Brito Viana

Universidade do Porto – CAPES/Brasil

 

11:15-11:30 ENTREVISTAS DE FONTES E PORTA-VOZES NOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL: O PAPEL DO MEDIA TRAINING Palova Souza Brito

 

Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL)

 

11:30-11:45 El contenido lúdico en publicidad: factores contribuyentes a su desarrollo

 

Laura Cañete Sanz,

Inmaculada Martínez Martínez 

 

Universidad de Murcia

 

11:45-12:00 BRANDING SENSORIAL A PARTIR DO SÉCULO XXI: DA APROPRIAÇÃO
DO SOM PELA PUBLICIDADE ÀS EXPERIÊNCIAS COGNITIVAS
 
Cristiana Matos

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

 

12:00-12:15 Análisis de la web de los medios de comunicación de Chile, Guatemala y España

 

Diana Rivera-Rogel,

Ana María Beltrán, Juan Carlos Maldonado

Universidad Técnica Particular de Loja

 

12:15-12:30 Fotografía Publicitaria: una nueva forma de expresión persuasiva Armando Muñoz

Universidad de Santiago de Chile

12:30-12:45 Discussion  

 

4.5 English Sessions II – Media studies, communication and related issues
Coordinator: Jaime Quesado
27 de abril 11h-12:30
Sala de Reuniões II

11:00-11:15 Intercultural Communication management and cultural literacy assessment In Higher Education settings Elke Schuch

University of Technology, Arts, Sciences

 

11:15-11:30  Russian Facebook as a provocateur of a new type of communication Liya Bushkanets

Kazan federal University

 

11:30-11:45 Liquid communication strategies and management in music online brand building Jessica Edlom

Karlstad university, Sweden

 

11:45-12:00 Talking with your audiences: Building framework for improving UX of online video platforms Tangyun Li

University of Warwick

 

12:00-12:15 The influence of new medias on political communication Valentina Buratti

University of Pavia, Italy

 

12:15-12:30 Is the digital-subscription strategy a lifesaver innovation for the legacy print companies? Philippe Wallez

Université Aix-Marseille

 

12:30-12:45 Discussion  

 

Parallel sessions 5
5.1 Produção de Notícias e Estudos de Caso
Coordenação: Matías Membiela Pollán, Universidade da Corunha
27 abril, 15h – 16:30
Sala 201

15:00-15:15 AS CONSEQUÊNCIAS DE OS JORNALISTAS DA TVI EDITAREM EM VÍDEO CONTEÚDOS NOTICIOSOS Carlos Canelas, Jorge Ferraz de Abreu, Jacinto Godinho

Unidade de Investigação para o Desenvolvimento do Interior

 

15:15-15:30 El papel de los valores noticia en la producción alternativa de noticias: La cobertura del feminicidio de Ciudad Juárez. Santiago Gallur Santorun, Berta García Orosa

Universidad Autónoma de Ciudad Juárez (México)

 

15:30-15:45 Marketing como herramienta de

posicionamiento en el mercado educativo peruano: Caso Universidad San Ignacio de Loyola (USIL)

Úrsula Vallejo Moreno e Joaquín Vallejo

Universidad San Ignacio de Loyola – Perú

 

15:45-16:00 O funcionamento do discurso na cobertura da Guerra na Síria pelo jornal The New York Times: a criação discursiva da guerra.

 

Maurício Demichelli

UPM – Universidade Presbiteriana Mackenzie

 

16:00-16:15 Nuevas fórmulas de producción de contenidos radiofónicos. Efectos de la convergencia multimedia sobre la radio tradicional

 

Marina Hernández Prieto, María De la Peña Pérez-Alaejos

Universidad de Salamanca

 

 

16:15-16:30 Discussion  

 

5.2 Comunicação em Plataformas Públicas e Discursos Mediáticos
Coordenação: Ivan Puentes, Universidade da Corunha
27 abril, 15h – 16:30
Sala 202

15:00-15:15 Desafios para o desenvolvimento de um plano de comunicação pública da Prefeitura de São Paulo Wagner Luiz Taques da Rocha

USP – Universidade de São Paulo

 

15:15-15:30 Silvio Berlusconi, televisiva(-)mente. Gaspare Trapani

CECC / FCH (Universidade Católica Portuguesa), FLUL (Universidade de Lisboa)

 

15:30-15:45 POLÍTICAS PÚBLICAS E A REPOSIÇÃO DAS DESIGUALDADES DE GÊNERO E RAÇA NO CINEMA BRASILEIRO COMTEMPORÂNEO

 

Noel dos Santos Carvalho

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

 

15:45-16:00 Axenda dixital e política no debate presidencial das eleccións brasileiras do ano 2018 Iván Puentes Rivera, Paulo Carlos López-López, Andrea Mila Maldonado

Pontificia Universidad Católica del Ecuador

 

16:00-16:15 Discussion  

 

5.3 Modelos de negócio em empresas de comunicação
Coordenação: Óscar Juanatey, Universidade da Corunha
27 abril, 15:00 – 16:30
Sala 203

15:00-15:15 ¿Cómo se percibe la RSC en la pyme? Un estudio del caso aragonés Inés García-Herrer

Universidad San Jorge

 

15:15-15:30 Notícias como fonte de receita: O uso de

conteúdo pago nos jornais regionais digitais

de Portugal

Giovanni Ricardo Ramos

Universidade da Beira Interior/Remedia.Lab

 

15:30-15:45  TAG experiências literárias: Clube de assinatura de livros, um modelo de negócios voltado à inovação.

 

Marília de Araujo Barcellos

Universidade Federal de Santa Maria – RS/ Brasil

 

 

15:45-16:00 Modelos de negócio e impacto social: possível integração entre universidade e sociedade

 

Christiane Delmondes Versuti, Patrícia Graziella Pavanello, Gisele Rodrigues Atayde

Universidade de São Paulo, Universidade Estadual Paulista

 

16:00-16:15 Aplicación de la teoría XY para medir el impacto del mensaje comunicacional

 

Nancy Ulloa-Erazo,

Dulce Rivero, César Grijalva

Pontificia Universidad Católica del Ecuador Sede Ibarra

 

16:15-16:30 Discussion  

 

5.4 Gestão da Comunicação e Relações Públicas
Coordenação: José Ruas Araújo, Universidade de Vigo
27 abril, 15:00 – 16:30
Sala de Reuniões I

15:00-15:15 A GESTÃO DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DIGITAL: ESTUDO EMPÍRICO JUNTO DE PME PROTOCOLADAS COM A ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO DE ÁGUEDA – UNIVERSIDADE DE AVEIRO Dina Maria Silva Baptista, Sónia Estrela

ESTGA-Universidade de Aveiro

 

 

15:15-15:30 Satisfacción laboral y gestión de comunicación interna: el caso Aon Andrea Castro Martinez, Pablo Diaz Morilla

Universidad de Málaga

 

15:30-15:45 Social media risk management model and the implications for organizational knowledge sharing Francesca Di Virgilio, Alba López Bolás, Mónica Valderrama 

University of Molise, Italy

 

15:45-16:00 Do companies manage information before or after the occurrence of extreme returns?

 

Ana Luísa Ferreira e Silva, Carlos Francisco Alves

Faculty of Economics, CEF.UP

 

16:00-16:15 Práticas de Relações Públicas políticas: o que o clipping diz sobre o poder político local e nacional português Ivone Ferreira, João Carlos Martins

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – NOVA FCSH

 

16:15-16:30 Discussion  

 

 


Organiza e Colabora: 

Anuncios